sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Shoegazer


         No final dos anos 80, no sul da Inglaterra jovens criam um novo estilo de rock alternativo, denominado Shoegazer (ou Shogaze, ou ainda Shoegazing). Conta-se que tudo começou com as bandas pós-punk Cocteau Twins e The Jesus and Mary Chain, que influenciaram fortemente no movimento, e logo em seguida com o My Bloddy Valentine com seu primeiro álbum "Isn't it Anything" que definiu o estilo. Agora no final dos anos 80 e início de 90 começaram a aparecer bandas com esse novo estilo, como: Galaxie 500, Ride, Lush, Slowdive, Moose, Dinossaur Jr.  e outras.
            O movimento veio com um som psicodélico, guitarras distorcidas e barulhentas, e a voz meio apagada pelas guitarras e pelo grande número de efeitos. No palco, as bandas parecem viajar em seu próprio som, não estabelecendo muito contato com o público, olhando para baixo, como se olhassem para seus sapatos. Daí o nome Shoegazer.
           O shoegazer não é muito conhecido porque foi atropelado pela popularidade do movimento Grunge e do Britpop. As bandas se dissolveram, entraram na onda do britpop, ou não conseguiram fazer sucesso com suas músicas. Hoje pouco se ouve falar do shoegazer.
              Para ajudar os interessados, um link que dá para se encontrar bastante coisa do movimento:
 
 
          Harry escrevendo pra mim mais uma vez. Brigadão! 
          Comentem.

2 comentários:

Comente. :D