terça-feira, 28 de dezembro de 2010

The Velvet Underground

        Durante essas semanas de férias, estive sempre pensando em algo bom pra postar. Infelizmente, nada me vinha à cabeça. Eu já estava surtando. Por sorte, pensei numa banda que descobri esse ano, mas que tem uma longa história. Ela foi, sem dúvida, uma das melhores bandas que já existiu e hoje é uma das minhas favoritas. É o The Velvet Underground

The Velvet Underground

           A banda surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, em 1964. Composta por Lou Reed (vocal e guitarra), Sterling Morrison (guitarra), John Cale (baixo), Doug Yule (substituto de Cale), Nico (vocal), Angus MacAlise (bateria) e Maureen Tucker (substituta de Angus), o Velvet se caracterizava por um estilo experimental. Esse estilo particular, pouco comercial pra época, fez com que a banda tivesse pouco reconhecimento do público. Apesar disso, a banda é citada até hoje como essencial na história do rock. 
           O caráter experimental do Velvet Underground se deve principalmente ao contato com artistas vanguardistas da época, em especial Andy Warhol, considerado mentor intelectual e financiador do grupo. Alguns dizem, entretanto, que a influência de Warhol sobre o grupo é superestimada. Grande parte das letras do grupo já estariam prontas mesmo antes do contato com o artista, de forma que Warhol nunca teria influência sobre os temas abordados. O seu "pitaco" na música do Velvet seria, então, apenas a convivência com Lou Reed. 
            Além da sutil influência na música, Warhol é protagonista de um importante episódio na história do Velvet Underground: A inclusão de Nico como vocalista no álbum de estreia. Warhol forçou a entrada da modelo e cantora alemã, mesmo contrariando o resto do grupo. Como protesto, o álbum foi denominado Velvet Underground & Nico, excluindo, portanto, a cantora.
            O álbum de estreia, o Velvet Underground & Nico, lançado em 1967, é conhecido pela banana na capa, feita por Andy Warhol e também pelos temas vanguardistas de suas canções, que incluem prostituição, sadomasoquismo, drogas e até ocultismo. O disco vendeu pouco, mas há uma lenda que diz que quem o comprou montou uma banda após ouvi-lo (Iggy Pop, David Bowie e Joy Division são alguns exemplos).

A banana, por Andy Warhol

                O segundo álbum, o Whitle Light/White Heat, lançado em 1968, marcou o desligamento entre Warhol, Nico e a banda. Tão ousado e barulhento quanto o antecessor, também marcou a saída de John Cale, o responsável pelos apelos experimentais. Após isso, Lou Reed assumiu o cargo de líder. 
               O terceiro álbum, homônimo, lançado em 1969, possui canções mais acústicas e introspectivas que as dos álbuns anteriores. 
               Em 1970, o Loaded foi lançado. Último álbum com Lou Reed, que sai da banda em 1971. Três das canções mais famosas da banda estão presentes no álbum. São elas: Who Loves The Sun, Sweet Jane a Rock and Roll.
             Após o Loaded, a banda até lançou um LP, o Squeeze, mas ele sequer é considerado parte de sua discografia original. 
             Em 1993, a banda se juntou para alguns shows, que gerararm o álbum duplo Live MCMXCIII, com as principais músicas da carreira da banda. 
                  
                 Conheci a banda quando fiz a postagem Do It Yourself, sobre punk rock. O estilo experimental do VU e a mistura de temas políticos fazem da banda uma influência a várias outras. O som é bastante diferente. Vale muito a pena ouvir. 

Um comentário:

  1. Muito tempo sem postar mesmo (o sujo falando do mal lavado)

    VU é muito bom, depois vou conhecer o trabalho solo de Nico, parece ser muito legal também. Já o solo do Lou Reed eu conheço, e particularmente gosto bastante.

    Eu gosto bastante do álbum "Velvet and Nico" quando do "White Light/White Heat", e destaque para "Femme Fatalle", que é uma das minhas músicas preferidas.

    Enfim, parabéns pelo post. Some não :D
    :*

    ResponderExcluir

Comente. :D