quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tá a fim de ouvir um Francisco Ferdinando?

            Você conhece o Francisco Ferdinando? Aquele tio austríaco que foi assassinado em 1914 e provocou a Primeira Guerra Mundial? Não? Sim? Ou a pergunta seria: O que isso tem a ver? Apresento-lhes aqueles que mesclaram história e música: Franz Ferdinand.

Franz Ferdinand

            Franz Ferdinand é uma banda de rock alternativo formada em Glascow, Escócia, em 2002. Composta por Alex Kapranos (vocal e guitarra), Nick McCarthy (guitarra e backing vocal), Robert Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria), chegou ao sucesso em 2004 após ter ganho o prêmio Mercury Music Prize. O estilo da banda inclui ritmos dançantes do Indie Rock da década de 2000 e influências de bandas da década de 80, principalmente The Talking Heads.
           A curiosidade é o nome da banda, realmente inspirado no arquiduque  austríaco Francisco Ferdinando, cujo assassinato por extremistas sérvios causou a Primeira Guerra Mundial. Reza a lenda que Alex Kapranos é um cara chegado em História. 
        O álbum de estreia, homônimo, lançado em 2004, teve Take Me Out como primeiro single, o qual atingiu o terceiro lugar nas paradas britânicas. A contínua repetição do vídeo da música na MTV e as turnês levaram o álbum para a posição 32 na Billboard. Suas vendas superaram um milhão nos Estados Unidos.
          A pressa para a produção do novo álbum foi contestada, mas o segundo disco da banda, o You Could Have So Much Better, lançado em 2005, não deixou a desejar. Chegou a ser considerado tão bom quanto o primeiro, ou melhor até. Do You Want To, Walk Away, The Fallen e Eleanor Put Your Boots On foram os singles do disco, todos com boas colocações nas paradas mundiais.
       Em Janeiro de 2009 a banda lança o terceiro disco, o Tonight: Franz Ferdinand, aquele que, segundo Kapranos, seria mais voltado para a música eletrônica. O disco é puxado pelo primeiro single, Ulysses, que atingiu maior sucesso na Espanha e Japão. No You Girls, segundo single, fez sucesso nas rádios e foi a canção escolhida pela banda para tocar no VMB do mesmo ano. Can't Stop Feeling e What She Came For foram os outros singles do disco.
          Apesar do sucesso das músicas de autoria do grupo, o Franz Ferdinand é famoso pelas inusitadas covers. Segue abaixo a cover que a banda fez de Womanizer, Britney Spears
           
Womanizer, Britney Spears cover
           
       Eu ia postar os clipes de Ulysses e Walk Away, duas das minhas favoritas, mas tá difícil de achar uma boa alma que autoriza a incorporação de vídeos. Uma dica são os clipes da banda, sempre bons. E outra dica é uma das músicas mais tristes que já ouvi, Auf Achse, muito boa também. Então, enjoy (Ou não).
          PS: Eles conseguem melhorar até uma música da Britney Spears (:

3 comentários:

  1. "I love the sound of you walking away..."

    Franz *-*

    ResponderExcluir
  2. Rox a LOT!!!
    Franz Ferdinand muito loko,
    Dessas, faltou só faltou Bite Hard.
    Muito Foda

    ResponderExcluir
  3. Confesso fiquei impressionada como eles conseguiram melhorar o nivel da música ^^

    ResponderExcluir

Comente. :D