segunda-feira, 5 de julho de 2010

New Wave


        Não postava há tanto tempo assim por falta de tempo (e ânimo). Agora que o sufoco das aulas foi embora, voltarei à ativa. E o tema, dessa vez, vai ser New Wave, à pedido de Luis

The Cure, um ícone do New Wave

       O New Wave surgiu na década de 70, junto ao Punk Rock. Tais gêneros eram sinônimos até o New Wave se tornar um estilo totalmente independente. Engloba músicas experimentais, eletrônicas e disco e, já nas décadas de 1990 e 2000, novos gêneros surgiram inspirados neste.
        O termo New Wave teve vários significados de início. Além da associação ao Punk, o nome foi usado para denominar bandas punk que assinaram contrato com suas gravadoras e que tocavam no CBGB, em Nova Yorque. 
     Acredita-se que o gênero surgiu no final de 1976, na Inglaterra, quando diversas bandas começaram a se afastar do punk. Os que seguiam a linha de baderneiros e bandas de garagem (como o Sex Pistols) eram punks; os que iam para uma linha experimental e de produção mais elaborada, eram caracterizados como New Wave.
      A banda responsável pela definição do estilo naquela época, os Talking Heads, representou uma ruptura com o blues da década de 60 para o novo rock da década de 70, adquirindo uma sonoridade mais rápida e agitada, já que os guitarristas do New Wave tocavam mais rápido que o comum.
       Tal estilo foi também associado ao Power Pop, gênero que surgiu no início da década de 70 e com o qual possuía semelhanças. Bandas como Cheap Trick e The Romantics são exemplos do New Wave/Power Pop.
       Mais tarde, o New Wave passou a implicar um gênero menos ruidoso, sintetizado com o som pop. Daí, surgiu o termo Pós-punk que representavam bandas mais darks e com a sonoridade mais distante do Power Pop, como Joy Division e The Cure
       Bandas hoje conhecidas no cenário Indie e pop assumem que suas influências giraram em torno do New Wave, Power Pop e Pós-punk. Franz Ferdinand, Interpol e The Strokes são algumas delas.
           

            Veja também A Letter To Elise, The Cure.
            Então é isso, comentem (:

2 comentários:

  1. Ah, brigado por atender o pedido, muito bom o post :D
    Citou até o pós-punk, hahaha
    Eu curto tanto a parte power do new wave quanto a dark, mas prefiro a parte mais dark, com as bandas tipo The Cure e Joy Division.
    Tem também os Smiths, que são muito bons, o Morrisey é genial x]
    E tem as bandas pós-punk revival né, mais atual que é muito bom também.
    Essa semana escutei uma banda mesmo que viajei nas músicas, foi o The xx, é bem oscuro e com tonalidades graves, típico do pós-punk.

    Enfim, parabéns de novo pelo post e poste mais, o blog é realmente muito bom pra ser abandonado u_u tsc tsc [/exigente-q

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  2. Joy Division é a melhor banda do mundo... xP

    ResponderExcluir

Comente. :D