quinta-feira, 22 de julho de 2010

The Libertines



              Aqui estou para falar de uma banda que tenho ouvido muito e que, para muitos, representa um clássico do rock: The Libertines.  

The Libertines

            The Libertines é uma banda de rock britânica formada em 1997 por Pete Doherty e Carl Barât. É envolta em confusões, muitas causadas pelo vocalista Doherty, que vive fugindo de clínicas de reabilitação. Juntamente à Doherty e Barât, temos o bateirista Gary Powell e o baixista John Hassall, ditos "figurantes" na banda. 
             O álbum de estreia dos Libertines, o Up The Bracket, foi lançado em 14 de Outubro de 2002, sendo relançado em setembro do ano seguinte com uma faixa a mais, What a Waster, e com um DVD com vídeos promocionais das canções Up The Bracket, Time For Heroes e I Get Along. As músicas do disco foram escritas por Pete e Carl, cujos assuntos principais são drogas, amores e a conturbada relação entre os líderes da banda.
          O segundo álbum da banda, The Libertines, assim como o álbum de estreia, foi produzido pelo ex-guitarrista do The Clash, Mick Jones e o  engenheiro de som, Bill Price, gravou clássicos como o London Calling do próprio Clash. Foi lançado em 30 de Agosto de 2004 e é o último álbum de estúdio da banda.
           No mesmo ano de lançamento do último álbum, Pete Doherty anunciou sua saída da banda devido às brigas cada vez mais constantes. Apesar disso, Doherty e Barât vivem se encontrando e se separando, tocando juntos, ou não mais. 
           Os Libertines se inserem no movimento "quanto mais simples, melhor", o que garantiu certo espaço na cena internacional. O álbum homônimo é um exemplo fiel disso, tendo vocais desafinados e guitarras estridentes. 
          Além de um estilo diferente de fazer música, as brigas e confusões de Doherty chamaram a atenção da mídia e colocou a banda nos holofotes.     

Doherty cantando What Katie Did

        Libertines é uma ótima banda. O vocal é totalmente desafinado e arrastado, dando a impressão que Doherty tá bêbado enquanto canta. Não é nada "perfeitinho", é quase como se a banda tocasse ao vivo. Gosto bastante do álbum homônimo e What Katie Did é minha música favorita. 
         Depois de sair da banda, Pete Doherty "fundou" o Babyshambles e lançou um álbum solo em 2009, o Grace Wastelands. Além disso, Razorlight, Dirty Pretty Things, Yeti e The Chavs são bandas formadas pelos integrantes do Libertines. 
               

Um comentário:

  1. Libertines é a melhor banda no estilo...
    Sem dúvidas virou um clássico... ;)

    ResponderExcluir

Comente. :D