terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Som de Seattle

          Esse texto não foi escrito por mim, e sim, por Harry, um devido entendedor do Grunge.

          O Grunge é um movimento de música independente que surgiu basicamente na área de Seattle, EUA, influenciado principalmente pelo Heavy Metal e pelo Punk, criando um novo jeito de fazer rock.
         A música grunge é caracterizada pelo vocal normalmente rouco e arrastado e as guitarras distorcidas, dando uma ideia de simples e sujo. Suas letras são sarcásticas e voltadas para seus sentimentos de angústia, tristeza, passando agressividade e revolta. Tudo isso é facilmente perceptível nas suas principais bandas: Nirvana, Alice in Chains, Mudhoney, Soundgarden, Pearl Jam e algumas outras.
            A popularidade do grunge deu-se principalmente pela ideia contrária ao Glam Metal, que dominava a música da época (década de 90). Veio com uma ideia mais simples, que desafiava as normas e a cultura popular. A banda que ficou mais popular foi o Nirvana, com o hit Smells Like Teen Spirit.

Nirvana

             Outro ponto interessante do grunge é o visual que resumia bastante o que queriam passar na música. Calças e camisetas rasgadas, camisas xadrez, suéters velhos e cabelos longos com aparência de sujo. Também as atitudes das bandas no palco, como o Eddie Vedder escalando as estruturas do palco e os equipamentos de iluminação, ou o Nirvana acabando com seus instrumentos, ou as bandas se apresentando alcoolizados e drogados.

Estilo Grunge

          O fim da popularidade veio pelas fato das bandas não aceitarem  fazer o que as gravadoras queriam, ou seja, um som mais voltado para o consumo. Outro fato que contribuiu foi o suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que era a principal banda do movimento. Depois disso, ainda sobreviveram algumas bandas, como Silverchair e Pearl Jam, e outras ainda no meio underground como o Alice in Chains e o Stone Temple Pilot. Hoje em dia o grunge é mais lembrado por influenciar bandas de rock alternativo e do indie rock.

            Abração pro Harry o/

2 comentários:

  1. Que bacana, o cara que escreveu... :P
    Bjaum Bia ^^

    ResponderExcluir
  2. pow cara gostei bacana mesmo nirvana foi e sempre sera a melhor banda de todos os tempo

    ResponderExcluir

Comente. :D