sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Arctic Monkeys


             Finalmente falarei da minha primeira banda favorita: Arctic Monkeys. Tava aguardando o momento desde que montei o blog *-*

Início da banda


               A banda se formou em 2002, Sheffield, Inglaterra, após Alex Turner e Jamie Cook ganharem suas primeiras guitarras de natal. Andy Nicholson escolheu ser o baixista e Matt Helders sobrou pra ser o bateirista. O estilo da banda é claramente definido como Indie Rock. 
          Sob o nome Bang Bang, a banda tocava covers de Led Zepellin. Após Alex assumir os vocais, mudaram o nome para Arctic Monkeys (Macacos do Ártico). 
          Fizeram, em 2003, os primeiros concertos e gravaram CDs demos, os quais distribuiam nos shows. Como a oferta era pequena, os fãs copiaram as músicas e as disponibilizaram na internet. Graças a essa divulgação pela internet, a banda começou a fazer grande sucesso.
            Esse sucesso chamou atenção da imprensa e, pouco depois, a banda já tinha contrato com a Domino Records. Ainda em 2003, lançaram o compacto "I Bet You Look Good On The Dancefloor", que foi direto para o primeiro lugar nas vendas do Reino Unido. 
              O primeiro álbum, Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, lançado em 2006, foi o álbum mais vendido na primeira semana no Reino Unido, com 370.000 cópias (hoje o recorde é de Susan Boyle, infelizmente). Segundo a revista New Musical Express, o disco de estreia dos Macacos é o quinto melhor da década, e sua última canção, A Certain Romance, a décima melhor. 

Whatever People Say I Am, That's What I'm Not

            Nesse mesmo ano, o baixista Andy anunciou que não faria a turnê pelos EUA, sendo substituído por Nick O'Malley, que acabou se tornando baixista definitivo do grupo.
         Em 2007, a banda lançou seu segundo disco, o Favorite Worst Nightmare, que também ocupou o primeiro lugar de vendas, mas sem o mesmo sucesso do primeiro.

Favorite Worst Nightmare

            No ano de 2008, o vocalista Alex Turner se desviou um pouco da banda para realizar um projeto paralelo com o seu amigo do The Rascals, o Miles Kane. The Age Of The Understatement foi produzido por James Ford e lançado pela dupla, cujo nome é The Last Shadow Puppets. A sonoridade explorada foi bastante diferente do rock que conhecemos nos Arctic Monkeys e no The Rascals; Turner disse que uma das principais influências da dupla foi Scott Walker, um grande cantor da década de 60. É bastante notável a semelhança, principalmente nas canções Jackie e The Age Of The Understatement. 

The Age Of The Understatement

          Ainda nesse ano, os Arctic Monkeys se exilaram em um deserto norte-americano para produzir o terceiro disco, Humbug. Josh Homme, do Queens Of The Stone Age, foi um dos produtores, o que causou um certo susto nos fãs. James Ford, do projeto paralelo de Turner, também produziu algumas faixas. O resultado foi bastante diferente do Arctic Monkeys dos primeiros discos, mas bastante convincente.

Humbug

        Bom, eu sou bastante suspeita pra falar deles, mas tentarei ser imparcial. O som do início da banda era bastante jovial e divertido, o que mudou bastante no último disco. A banda se tornou mais séria e musicalmente melhor. Mas, infelizmente, perdeu um pouco da graça.

Um comentário:

  1. Arctic monkeys...
    Só conheço Flourescent adolescent eh a unica coisa que conheço... :P
    Tenho o humbug no pc...
    Achei bacana, mas num é muito pra mim num... ^^

    ResponderExcluir

Comente. :D