sábado, 16 de janeiro de 2010

O Rock de Década a Década

          Eu queria em fazer posts sobre minhas bandas favoritas primeiro, mas pensei que seria melhor esclarecer um pouco sobre alguns estilos  musicais. Sendo assim, resolvi esclarecer um motivo de dúvida de muita gente e até de mim mesma: O que é rock?
         O rock surgiu no final da década de 40 e início da década de 50, nos Estados Unidos. Evoluiu do blues, country, rhythm and blues, folk, gospel, jazz e música clássica. "Todas essas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era 'rápida, dançável e pegajosa'". Umas das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. As letras simples e o ritmo dançante caíram rapidamente do gosto popular e apareceu pela primeira vez no rádio no estado de Ohio, EUA, em 1951.
          Na década de 50 até 60, o rock começou a apresentar diferentes subgêneros. O primeiro deles foi o Rock and Roll, que ganhou a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Nessa época surge Elvis Presley que une estilos como a country music e o rhtyhm and blues, alcançando grande sucesso. Chuck Berry e Little Richard também são ícones dessa época.

   Elvis Presley
           Já na década de 60, surge no mundo do rock a banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles; a banda alcançou um tremendo sucesso na Europa e nos EUA com a música Love Me Do. Os "Anos Rebeldes", como a década ficou conhecida, foi marcada por movimentos contra a Guerra do Vietnã, que deu ao rock um caráter político. No fim da década surge o Woodstock; sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem ao festival para apreciar música.

The Beatles

            A década de 70 torna o rock mais popular, principalmente após  o videoclipe. Surge, então, uma batida mais forte e pesada, Heavy Metal e Punk  Rock, e uma batida mais dançante, a Dance Music. Black Sabbath, David Bowie, Pink Floyd, Queen e Elton John ilustram bem essa época.

David Bowie

            Os anos 80 são marcados pela convivência de vários estilos de rock. O New Wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: The Clash, The Smith e The Police. A banda irlandesa U2 começa a fazer sucesso com suas letras de protesto e com forte caráter político.

The Clash

            A década seguinte foi marcada pelas fusões de diferentes ritmos. Bandas como Red Hot Chilli Peppers e Faith No More fundem o Heavy Metal e o Funk, ganhando o gosto dos roqueiros. Surge o movimento Grunge em Seattle, sendo representado pelo Nirvana, Alice In Chains, entre outras. E o rock britânico ganha novas bandas, como Oasis e Supergrass.

Oasis
           
            
             Então é isso. Comentem o/ 

6 comentários:

  1. Eu só não concordei muito com a parte do REM sendo uma banda grunge...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Já adicionei nos favoritos!

    ResponderExcluir
  3. to tentando comentar a hrs u.u, mto bom post, achei q o primeiro seria sobre britsh, mais esse foi mto bom tbm, apesar q esqueceu d falar do progressive q o punk surgio como um protesto a ele e tals, mais ta mto bom o post amor *-*; e so pra constar o David Bowie em sua faze mais androgeno me da medo D:

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, e muito bacana, Bia ^^
    Mas REM não seria grunge...
    Mas muito bom, curti demais...

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, acho que eu confundi o nome da banda com REM. mas tudo bem x]

    ResponderExcluir

Comente. :D