domingo, 24 de janeiro de 2010

Depressivo Eletrônico: Radiohead

          Em homenagem à um amigo meu, esse post será sobre Radiohead, que, segundo ele, é a melhor banda da atualidade.
           
Radiohead    
      

       Radiohead é uma banda britânica que surgiu em 1988, cujo estilo varia entre o rock alternativo e a música eletrônica. Suas influências estão entre o post-punk de Joy Division, a música eletrônica do grupo Massive Attack, o rock experimental do Nine Inch Nails e o hip-hop instrumental do DJ Shadow
        Formada por Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Colin Greenwood e Phil Selway, a banda lançou o seu primeiro single, Creep, em 1992, e seu primeiro álbum em 1993, o Pablo Honey. Creep só recebeu a atenção merecida após o lançamento do álbum, sendo transformada em hit internacional. O disco Pablo Honey foi comparado ao grunge, porém, isso foi insuficiente pro sucesso.

Pablo Honey


          Durante a produção do segundo disco, o grupo passou por uma grande pressão, devido ao sucesso de Creep e uma expectativa pelo sucessor de Pablo Honey. Com o lançamento do EP My Iron Lung, o Radiohead finalmente alcançou sucesso no Reino Unido. Em 1995, a banda lança o álbum The Bends, que foi baseado em densos riffs, maior uso de teclados e uma atmosfera etérea dos três guitarristas da banda. 
            O terceiro disco, Ok Computer, 1997, foi lançado em meio a produção de um álbum de caridade. Composto em sua maioria por músicas melódicas, marcou a integração de novas estruturas, como música ambiente e influências eletrônicas. O CD atingiu a primeira colocação nas paradas britânicas e recebeu o Grammy de Melhor Álbum Alternativo. 

Ok Computer


             Após a turnê de OK Computer, a banda ficou um tempo inativa. Thom Yorke admitiu que a banda esteve bem próxima do fim: "O Ano Novo (de 1998) foi um dos pontos mais baixos da minha vida... Eu senti que estava ficando maluco. Todas as vezes em que eu pegava minha guitarra, eu só conseguia horrores." Kid A, o quarto álbum, estreou com grande sucesso, chegando ao topo das paradas até nos EUA (onde OK Computer não havia feito tanto sucesso). Apesar disso, as opiniões sobre o disco foram divididas.
               Amnesiac, o disco seguinte, lançado em 2001, teve uma sonoridade bastante semelhante ao Kid A, porém, com mais elementos de jazz.
             O Hail To The Thief, 2003, misturou guitarras distorcidas com sons eletrônicos. Thom Yorke negou que o título do disco tenha sido uma crítica a controversa eleição presidencial norte-americana de 2000; ele ainda disse que apesar do álbum ter sido influenciado pelos eventos mundiais do fim de 2001, o álbum não é um protesto. Em 2004, o Radiohead entrou num hiato, no qual os integrantes trabalharam em seus projetos paralelos. 
           O sétimo álbum da banda, o In Rainbows (2007) foi lançado sob a forma de download digital, onde os compradores escolhiam o quanto queriam pagar pelas músicas. O lançamento físico do disco chegou ao topo das paradas britânicas e norte-americanas (a primeira depois de Kid A). 

In Rainbows



         Ao longo dos anos de banda, o Radiohead passou por várias fases. Desde um começo desconhecido, à um sucesso tremendo até um hiato para projetos paralelos. Revolucionaram a música após In Rainbows, disponibilizando músicas pela internet e criaram um estilo depressivo sem ser chato. Mesclaram vários estilos, foram aclamados e criticados. E, mesmo hoje, 22 anos depois de formada, podemos ter certeza que a banda vai muito além de um sucesso aqui e outro ali. 
             Post pra Harry, que ama Radiohead e que tem me ajudado um bucado nesses últimos tempos. o/                   

3 comentários:

  1. :D

    Super feliz pelo post...
    Muito bom...
    Só quero comentar que o que acho mais interessante no Radiohead é o quanto conseguem passar qualquer sentimento na música...
    Isso me deixa de boca aberta...

    Brigado de novo, Bia...
    Bjaumzaum pra ti...

    ResponderExcluir
  2. já tinha ouvido falar muito dessa banda, + não tinha visto uma biografia assim xD

    continue assim o/

    ResponderExcluir

Comente. :D